Programa Jornada fala da adaptação de idosos às novas tecnologias no trabalho

Novo episódio mostra a necessidade cada vez mais presente de uso de ferramentas digitais por trabalhadores acima dos 60 anos.

Fonte: Secom - TST

Comentários: (0)




A inserção de idosos no mundo digital ganha destaque no terceiro episódio do programa Jornada, lançado nesta segunda-feira (13) no canal do Tribunal Superior do Trabalho (TST), no YouTube. O programa apresenta os desafios enfrentados por profissionais acima de 60 anos para se adaptarem a um mercado de trabalho cada vez mais digital. Com o distanciamento imposto para evitar a propagação do novo coronavírus, eles tiveram que aprender a utilizar ferramentas virtuais para seguirem trabalhando.


A equipe do Jornada conversou com trabalhadores que se adaptaram a esse novo cenário e relataram experiências, dificuldades e avanços perante as novas tecnologias. A  influenciadora digital Maria Lúcia Silva é uma das entrevistadas. Ela conta como as redes sociais possibilitaram-lhe uma nova profissão. "Elas me abriram portas e têm dado resultado, têm atraído patrocinadores. Isso é muito bom porque não sou aposentada, vivo do meu trabalho", afirma.


Durante a pandemia, o psicólogo Osvaldo Tadeu entrou em uma escola voltada à terceira idade, a fim de aprender a operar novas ferramentas digitais. Nesta edição, ele diz que a tecnologia lhe permitiu manter os atendimentos profissionais. "Já que não podíamos encontrar os pacientes, utilizamos o celular".


O ministro do TST Evandro Valadão também participa deste episódio. Ele fala do preconceito sofrido por idosos no mercado de trabalho e lembra as garantias asseguradas pelo Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003). "O idoso pode e deve contribuir e, nesse espírito de solidariedade que deve nortear a vida de todos nós, devemos ampará-lo para que tenha um envelhecimento ativo, produtivo e feliz", observa.


Serviço:


Programa Jornada


Periodicidade: semanal, com publicação sempre às segundas-feiras.


Horário: 12h


Onde assistir: TST Tube – www.youtube.com/tst e TV Justiça (quartas – 20h45)


Veja os episódios anteriores:


Jornada destaca trabalho de cientistas no combate à covid-19


Adaptação da Justiça do Trabalho em meio à pandemia abre nova temporada do Jornada

Palavras-chave: Programa Jornada Adaptação Idosos Novas Tecnologias Trabalho

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/programa-jornada-fala-da-adaptacao-de-idosos-as-novas-tecnologias-no-trabalho

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid