Monica Seixas (PSOL) lança Campanha Nacional de Combate a Violência de Gênero e Raça no âmbito Político e Institucional

O evento de lançamento do "Nós por todas: Campanha Nacional de Combate a Violência de Gênero e Raça no âmbito Político e Institucional" acontece dia 14 de março na Câmara Municipal de São Paulo.

Fonte: Enviado por Daniela Ribeiro

Comentários: (0)




A  deputada estadual Monica Seixas (PSOL) realiza o evento de lançamento do  “Nós por todas: Campanha Nacional de Combate a Violência de Gênero e Raça no Âmbito Político e Institucional”,  no próximo dia 14 de março, a partir das 13h30min, na  Sala Prestes Maia, da Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, 100.


Pesquisa feita pelo pelo Instituto Justiça de Saia, entre outubro e novembro de 2021, mostra que em um universo de 1.194 eleitoras, candidatas ou mulheres no exercício do mandato, 51% já foram vítimas de comentários ou manifestações preconceituosas ou discriminatórias. Já um levantamento, realizado pelo Instituto Marielle Franco, divulgado no fim de 2020, identificou que 8 em cada 10 mulheres negras que concorreram às eleições daquele ano sofreram violência virtual.


A campanha é uma iniciativa das parlamentares do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o evento, que será o primeiro de uma série de  ações em âmbito nacional, será presidido por Monica Seixas e contará com a presença das vereadoras Luana Alves e Mariana Conti e do mandato coletivo Mulheres Por Mais Direitos, todas do PSOL. A mesa será mediada pelas advogadas Renata Cezar e Rosana Rufino, que também auxiliaram na idealização do projeto.


Monica Seixas, que acaba de voltar de uma licença médica para cuidar da saúde mental, afirma: “O intuito geral é elaborar uma política ampla de combate a violência institucional e política de gênero e raça - priorizando-se a narrativa de mulheres negras - e contará com cartilhas, pesquisas e projetos de leis nos âmbitos municipal, estadual e federal”. 


Além da realização de novas plenárias com mulheres representantes de outros setores como jurídico, academia, movimentos sociais, sindicatos e lideranças políticas; outras ações previstas são a divulgação de vídeos de sensibilização e o chamado para a realização de um observatório com a coleta de depoimentos de mulheres que tenham sofrido assédios e perseguições, no setor público ou privado; e criação de canal de denúncias.




Serviço:


Evento: Nós por todas: lançamento da  Campanha Nacional de Combate a Violência Política Institucional de Gênero e Raça


Data: 14 de março - Horário: A partir das 13h30min


Local: Câmara Municipal de São Paulo - Sala Prestes Maia - Viaduto Jacareí, 100.

Palavras-chave: Lançamento Campanha Nacional de Combate a Violência de Gênero e Raça Evento

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/monica-seixas-psol-lanca-campanha-nacional-de-combate-a-violencia-de-genero-e-raca-no-ambito-politico-e-institucional

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid