FFHC Convida: Os direitos humanos sob ataque: como resistir a retrocessos e retomar a iniciativa?

FFHC Convida: Os direitos humanos sob ataque: como resistir a retrocessos e retomar a iniciativa?

Fonte: Fundação FHC - Marketing

Comentários: (0)






WEBINAR


Os direitos humanos sob ataque: como resistir a retrocessos e retomar a iniciativa?


A agenda dos direitos humanos tem sido um dos divisores de água da política brasileira desde a redemocratização. No período mais recente a divisão se exacerbou. Os avanços dos 30 anos anteriores se tornaram um dos alvos centrais do bolsonarismo e do governo Bolsonaro. Este webinar pretende responder a três perguntas inter-relacionadas: por que se tornou popular a estigmatização da agenda dos direitos humanos, como impedir ou mitigar retrocessos em avanços conquistados e de que maneira recolocar a agenda de direitos humanos para alargar a sua base de apoio social e política?


Para discutir essas questões, reuniremos estudiosos e ativistas dos direitos humanos de diferentes gerações.


CONVIDADOS


DENISE DOURADO DORA - Advogada e diretora regional da Artigo 19. Possui Mestrado em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex, Inglaterra, e em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro. Foi coordenadora de direitos humanos da Fundação Ford no Brasil e Ouvidora Externa da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. Participa do Conselho da THEMIS – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, Conectas Direitos Humanos e Instituto Ibirapitanga.


OSCAR VILHENA VIEIRA - Professor de Direito Constitucional e Direitos Humanos, é diretor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV DIREITO SP). É também membro da Comissão Arns e da Conectas Direitos Humanos e colunista do jornal Folha de S.Paulo.


PAULO SÉRGIO PINHEIRO - Presidente, desde 2011, da comissão independente internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) de investigação sobre a República Árabe da Síria. É também professor titular do Departamento de Ciência Política (aposentado) da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns. Foi ministro da Secretaria de Estado de Direitos Humanos.


THIAGO DE SOUZA AMPARO - Professor da FGV Direito SP e da FGV Relações Internacionais, ministrando cursos sobre direitos humanos, antidiscriminação e direito internacional. É mestre e doutor em Direito pela Central European University (Budapeste), e colunista da Folha de S. Paulo. Foi pesquisador visitante na Universidade de Columbia (NY).


MEDIAÇÃO


SERGIO FAUSTO - Diretor da Fundação FHC.


28 DE SETEMBRO • 17h


*Perguntas podem ser enviadas para o e-mail: aovivo@fundacaofhc.org.br


Para assistir o WEBINAR AO VIVO:


Via ZOOM

Clique aqui e inscreva-se


Via Facebook

Clique aqui

Palavras-chave: FFHC Convida Webinar Direitos Humanos Ataque Retrocessos Resistência Retorno Iniciativa

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/tome-nota/ffhc-convida-os-direitos-humanos-sob-ataque-como-resistir-a-retrocessos-e-retomar-a-iniciativa

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid