Liderança e o Poder do Feedback: Como dar Feedback Corretivo e fazer um Follow-up eficiente

Se você é um advogado que tem seu próprio escritório e precisa gerenciar pessoas, ou é coordenador de equipe, gerente ou diretor jurídico de uma empresa, esse texto é para você.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

Comentários: (0)




Uma das diferenças fundamentais entre um chefe e um líder está na habilidade que o líder tem de estimular as pessoas e de conseguir fazê-las desenvolver todo o seu melhor potencial, aumentando a sua performance, acelerando o seu aprendizado e elevando os resultados da empresa ou do escritório.


Se você é um advogado que tem seu próprio escritório e precisa gerenciar pessoas, ou é coordenador de equipe, gerente ou diretor jurídico de uma empresa, esse texto é para você. E se você é juiz, promotor de justiça, desembargador, defensor público ou ocupa qualquer outra função pública e precisa gerenciar pessoas, esse texto também pode se aplicar perfeitamente a você! Agora, se você não é nada disso, mas também gerencia pessoas e deseja desenvolver as habilidades de liderança para obter melhores resultados em sua carreira, esse texto também é para você.


A verdadeira liderança é uma tarefa muito difícil e requer o desenvolvimento de habilidades comportamentais pelo líder a serem alcançadas por meio de um processo de mudança interna que requer autoconhecimento e quebra de paradigmas, e para isso, o Coaching, poderoso processo de desenvolvimento humano, pode ser um excelente aliado.


Uma das artes da liderança é saber dar feedbacks eficientes aos seus colaboradores. Os benefícios de um bom feedback são inúmeros e encorajam as pessoas a:


- Ter uma visão clara e segura de sua performance e dos modos de melhorá-la;

- Descobrir e maximizar seus pontos fortes e minimizar seus pontos fracos;

- Aumentar o foco e a produtividade;

- Responsabilizar-se pela busca de soluções.


A Técnica do Feedback Corretivo


Uma das técnicas para aplicar feedback é o Feedback Corretivo que é usada quando o colaborador ou a equipe está apresentando baixa performance. O feedback corretivo deve ser aplicado logo depois que o problema foi detectado e deve ser dado em particular, nunca na frente de outras pessoas. Veja abaixo como fazê-lo:


1. Descreva o Fato – descreva o comportamento ou o acontecimento ao seu colaborador exatamente como ocorreu de forma sucinta, clara e objetiva. Não seja evasivo, pois isso dá margem a argumentações desnecessárias. Assim, em vez de dizer “Você sempre chega atrasado”, diga: “Notei que na segunda, terça ou quinta-feira você chegou com 30 minutos de atraso.”


Uma dica: Evite palavras negativas como: “ruim”, “mal”, “decepcionante”, “lamentável”, “péssimo”, etc., pois o papel do líder é encorajar e promover o desenvolvimento de seus colaboradores e não minar a autoconfiança e a motivação das pessoas.


2. Seja Específico – Seja direto com o seu colaborador, dizendo-lhe o que você sente em relação ao problema e qual comportamento ou aspecto precisa ser melhorado, certificando-se de que ele entende o seu ponto de vista. Então no exemplo acima você pode dizer “Estou chateado com os seus constantes atrasos.”


3. Foco no Impacto do Problema – Faça o colaborador perceber o real impacto que o problema traz para o escritório ou para a empresa. Isso fará com que ele dê a devida importância à questão. Por ex.: “Ficamos esperando você chegar para iniciarmos a apresentação. Com seus atrasos, todo mundo acaba indo embora mais tarde.”


Encare o feedback como uma oportunidade que você está dando ao profissional para que ele se desenvolva. Não use como forma de expressar a sua raiva ou frustração.


4. Dê Oportunidade para o Colaborador trazer a Solução – Dê espaço para que o colaborador encontre a solução. Essa é uma forma de estimular a iniciativa, a responsabilidade e o aprendizado. Após expor o problema e o seu impacto, pergunte: “O que você vai fazer para que esse problema não volte a acontecer?”


O feedback visa promover mudanças no comportamento da pessoa e por isso é muito importante que você dê ao colaborador a oportunidade dele se conscientizar do que precisa ser melhorado e buscar por si próprio a solução.


5. Valide o feedback – Confirme com o colaborador se ele entendeu tudo o que foi falado e firme com ele o compromisso de mudança e melhoria, marcando ao final uma reunião para follow-up. Assim, o colaborador saberá que você está comprometido com o seu desenvolvimento e que espera melhoras em curto prazo.


Saiba como fazer um Follow-up eficiente:


1. Faça o follow-up por meio de perguntas. Elas ajudarão a pessoa a refletir e a aprimorar processos e procedimentos. Use a primeira parte do encontro para tratar do que foi abordado na reunião de feedback.


Faça perguntas para verificação de tarefas: Qual o status de suas tarefas?


Faça perguntas para gerar aprendizados e conclusões: O que você concluiu ou aprendeu desde o nosso último encontro?


Faça perguntas para evolução e resultados: Qual foi sua evolução nos objetivos definidos em nossa conversa?


2. Depois, comece a tratar dos planos futuros. Estimule a proatividade e o comprometimento por meio de perguntas como:


O que você pode fazer para caminhar em direção aos resultados desejados?


Posso contar com você para atingirmos essas metas?


3. Se durante o follow-up você notar que as coisas não estão evoluindo conforme o esperado, volte a aplicar as técnicas do feedback.


Se o feedback for corretamente aplicado você conseguirá promover mudanças comportamentais extraordinárias  em seus colaboradores e elevar os resultados de seu escritório, de sua equipe ou da empresa.


Lembre-se: Pessoas aturam chefes e idolatram líderes. Se você quer fazer uma diferença na vida das pessoas e influenciar positivamente, aprenda a desenvolver as habilidades da liderança.


Se quiser saber mais sobre como desenvolver a habilidade de liderança por meio do Coaching, pergunte-me como. Será um prazer poder lhe ajudar!



Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Feedback Corretivo Liderança Follow-up Coaching Benefícios Liderança

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/lisandra-thome/lideranca-e-o-poder-do-feedback-como-dar-feedback-corretivo-e-fazer-um-follow-up-eficiente

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid