Liderança e o Poder do Feedback: A Técnica do Feedback Sanduíche

O papel de um bom líder é fundamental para estimular seus colaboradores a desenvolverem todo o seu potencial, aumentar a sua performance, gerar maior motivação e com isso elevar os resultados da organização.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

Comentários: (0)




O papel de um bom líder é fundamental para estimular seus colaboradores a desenvolverem todo o seu potencial, aumentar a sua performance, gerar maior motivação e com isso elevar os resultados da organização.


Estudos já comprovaram que equipes comprometidas e de alta performance têm por trás um bom líder.


O desenvolvimento de uma liderança eficaz é uma habilidade diferencial para o advogado que deseja obter melhores resultados na carreira, seja você dono do seu próprio escritório, coordenador de equipe, gerente ou diretor jurídico de uma empresa.


E desenvolver uma boa liderança é algo muito diferente de simplesmente exercer o poder sobre os seus colaboradores. Muita gente sabe mandar, mas não sabe liderar! Mandar é forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade, por causa de sua posição superior. Liderar, ao contrário, é a habilidade de influenciar pessoas a trabalharem com entusiasmo para atingir objetivos comuns.


Veja que eu disse que liderar é uma habilidade e sendo assim, é um comportamento a ser aprendido e desenvolvido por meio de um processo de mudança interna que requer autoconhecimento e quebra de paradigmas pelo líder, e para isso, o Coaching, poderoso processo de desenvolvimento humano, pode ser um excelente aliado.


A verdadeira liderança é uma tarefa difícil e requer enorme doação pessoal daquele que se dispõe a exercer a função, sendo o maior desafio do líder, identificar e satisfazer as necessidades de seus liderados, promovendo o desenvolvimento de suas potencialidades e a elevação dos resultados da organização.


E uma das artes da liderança é saber dar feedbacks eficientes aos seus colaboradores. Um líder com foco em resultados utiliza o feedback como uma ferramenta transformadora para:


 Aumentar a performance e os resultados;


 Acelerar o aprendizado;


 Corrigir o que não funciona e estimular comportamentos mais proativos e eficazes.


A Técnica do Feedback Sanduíche


Uma das técnicas para aplicar feedback é o Feedback Sanduíche que é usada quando o colaborador ou a equipe apresenta bom desempenho, mas com pontos a serem melhorados, sendo constituído de três etapas:


1ª etapa - Destacar os pontos positivos. O líder começa destacando algo positivo para mostrar que você reconhece o que a pessoa fez de bom.


2ª etapa - Mostrar os aspectos a serem melhorados. Depois, indica os pontos a serem melhorados de modo específico e objetivo. Uma dica para um bom feedback é nunca utilizar as expressões “mas”, “porém” ou “só que...”, depois de destacar os pontos positivos, pois essas expressões simplesmente anulam o que foi dito antes e causam a sensação de que o que foi dito antes não era sincero, mas apenas uma forma de introduzir uma crítica.


3ª etapa - Concluir com palavras de encorajamento. Finalizar com palavras de encorajamento para reforçar a motivação.


Um exemplo de feedback sanduíche pode ser ilustrado pela seguinte frase: “Seu memorando ficou muito bom! Na próxima vez, seu desafio será amarrar um pouco melhor a conclusão. Gostei de ver! Bom trabalho!”


O feedback é uma ferramenta que quando bem utilizada pelo líder funciona para encorajar o colaborador a focar no seu aprendizado, cria autoconfiança, cooperação, motivação e melhoria contínua.


E como já dizia Abraham Lincoln: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.


Se quiser saber mais sobre como desenvolver a habilidade de liderança por meio do Coaching, pergunte-me como. Será um prazer poder lhe ajudar!


Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.


Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Feedback Sanduíche Liderança Eficaz Habilidade Diferencial Coaching

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/lisandra-thome/lideranca-e-o-poder-do-feedback-a-tecnica-do-feedback-sanduiche

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid