Frustração na advocacia: como manter a motivação em tempos difíceis

Dicas da colunista Lisandra Thomé.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

Comentários: (0)




Está difícil se manter motivado quando você sente que trabalha muito, se dedica e não colhe resultados compatíveis com os seus esforços?


Está cansado de atender clientes que chegam ao seu escritório, derramam litros de problemas nas suas costas e depois que recebem a sua proposta de honorários alegam que você é muito caro ou simplesmente somem sem ao menos te dar uma satisfação?


A inadimplência por parte de clientes também já atingiu você e está te colocando à beira de um ataque de nervos por não saber mais o que fazer para que seus clientes lhe paguem ou para conseguir captar novos clientes para cobrir o rombo dos inadimplentes?


Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas, você faz parte do grupo da maioria dos advogados frustrados com a profissão.


Infelizmente, a frustração na advocacia é um dos problemas que mais afeta a carreira e isso decorre de muitos fatores, como: a imensa quantidade de advogados que são cuspidos das faculdades de direito todos os anos tornando a profissão altamente competitiva, a falta de preparação do aluno de direito durante a faculdade para enfrentar o setor privado, a falta de um planejamento estratégico da carreira e a ausência de uma cultura empreendedora por parte do advogado.


Iniciar uma carreira como advogado é muito difícil. Não basta ter sido um excelente aluno na universidade. Como diz Roberto Kyosaki, autor do best-seller “Pai Rico, Pai Pobre”: “Notas boas não garantem o sucesso profissional e a independência financeira”.


Isso é a mais pura verdade! Muitos excelentes alunos de direito sentem isso na pele após saírem da faculdade e se aventurarem no mundo da advocacia privada! E por que isso acontece? Porque para você vencer em qualquer negócio próprio, você precisa desenvolver comportamentos e atitudes que não se aprendem na universidade e que vão muito além da técnica.


Para se alcançar uma advocacia de sucesso é preciso, além de muito conhecimento técnico (porque a atualização e a especialização são sempre necessárias), uma boa dose de inteligência emocional, planejamento e saber empreender!


E tudo isso é possível se aprender. É só você buscar por novos conhecimentos nessas áreas e realmente se dedicar em desenvolver essas habilidades tão necessárias para o sucesso não só profissional, mas na vida.


Além disso, se você deseja conquistar qualquer coisa na sua vida você precisa ter ou desenvolver os 4 pilares do sucesso: VISÃO, FOCO, COMPROMETIMENTO e CONHECIMENTO.


VISÃO: Aonde você quer estar daqui a 1, 2, 5 e 10 anos? Você tem uma visão clara da fotografia que você deseja montar para a sua vida? Em outras palavras: qual o estilo de vida que você quer ter no futuro? Com quem você quer estar? Aonde? Como?


Ter uma visão clara de onde se quer chegar na vida é o primeiro passo para se definir objetivos e metas que te levarão a alcançar a sua visão. E isso também vale para o seu negócio, o seu escritório e a sua carreira. Se você não tem uma visão clara do seu escritório, você não tem um planejamento e acaba deixando as coisas seguirem de forma desordenada e por isso a sensação de que você não está tendo os resultados que deseja.


Ora, se você não traça uma estratégia para alcançar os resultados que deseja, como você espera alcança-los?


FOCO: o foco significa manter a sua VISÃO no seu projeto e não se deixar levar pelas “distrações” que aparecem ao longo do caminho.


“Ter foco é saber dizer não!”


Quando você sabe o que quer e onde quer chegar fica mais fácil conseguir manter o FOCO e dizer “não” às distrações disfarçadas de oportunidades que aparecem no caminho.


Steve Jobs não teria construído a Apple se ele não tivesse mantido o FOCO no propósito dele que era levar tecnologia às pessoas.


COMPROMETIMENTO: As coisas jamais acontecem sozinhas! É preciso muito comprometimento e dedicação à construção de um projeto, de um propósito de vida! Nada acontece se você não fizer acontecer! Ninguém fará acontecer por você! Se você busca o sucesso, então se comprometa com ele! Arregace as mangas e analise como você pode fazer diferente, começar de novo e de novo se for preciso. Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o sucesso requer muitos fracassos antes de acontecer!


CONHECIMENTO: A busca pelo conhecimento deve ser uma constância na vida de qualquer pessoa que almeja o sucesso! Busque sempre e cada vez mais conhecimento na sua área de atuação. Mas, não basta apenas conhecimento técnico! Lembre-se disso! Você também precisa desenvolver outras habilidades que são igualmente importantes para a gestão do seu negócio. Observe quais comportamentos e habilidades você precisa melhorar e quais os que você precisa desenvolver ou busque parceria com algum outro profissional que já tenha desenvolvidos os comportamentos que você não possui para que possam se complementar.


Quanto mais conhecimento você tiver, mais chances de sucesso terá!


Existe uma frase que eu li num livro de autoconhecimento que diz:


“Quando você tem o seu porquê, você encontra o seu como!”


Essa frase é fantástica e eu a adoto para a minha vida! Como todo mundo eu também passo pelos meus momentos de frustrações e angústias, mas quando tudo parece estar escuro, eu lembro qual é o meu porquê, o meu propósito e aí eu encontro o meu como e me mantenho motivada a continuar na minha caminhada trilhando a minha estrada e no controle da minha vida!


Pare e reflita um pouco. Qual é o seu porquê?


Pense nisso e você encontrará a sua motivação para enfrentar qualquer dificuldade!


Se você precisar de ajuda para encontrar essas respostas de forma mais rápida e tranquila, o coaching para advogados pode te ajudar!


Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.


Conheça os produtos Auxilium (http://www.auxilium.com.br/) e Jurid+ (http://www.jurid.com.br/jurid-mais-software-juridico) e tenha maior produtividade na advocacia.


Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Coaching Visão Foco Comprometimento Conhecimento Motivação

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/lisandra-thome/frustracao-na-advocacia-como-manter-a-motivacao-em-tempos-dificeis

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid