Como se preparar para ser um advogado de excelência?

Dicas da colunista Lisandra Thomé.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

Comentários: (0)




Ao sair da faculdade de direito e durante os primeiros anos da advocacia o novo advogado enfrenta muitas dificuldades até conseguir construir uma carreira sólida. São muitos obstáculos que precisam ser ultrapassados o que deixa muitos profissionais frustrados e desgostosos com a profissão.


Mas será que existe alguma fórmula, dica, metodologia ou insight que ajude o advogado a construir uma carreira sólida e de sucesso?


Com certeza sim, mas já posso adiantar que não existe sucesso sem dedicação, trabalho duro, muita devoção, estudo e persistência. Além disso, uma boa dose de inteligência emocional também é fundamental para que o advogado consiga superar as dificuldades e adversidades que surgirão ao longo da carreira.


A seguir seguem algumas dicas que poderão lhe ajudar a trilhar uma advocacia de excelência:


1. Defina um nicho de atuação e especialize-se


Muitos advogados iniciantes equivocam-se achando que ao se especializarem em um nicho da carreira estarão perdendo dinheiro e oportunidade. Na verdade, é o contrário. Ao definir uma área de atuação você poderá criar uma estratégia de marketing mais direcionada ao seu nicho, bem como fazer cursos de especialização, pós-graduação, mestrado ou doutorado que lhe darão mais autoridade e confiança, além da possibilidade de poder cobrar mais caro pelo seu trabalho.


2. Adote o estudo como parte da sua rotina


A busca por atualização e novos conhecimentos deve ser uma constância na vida de todo advogado. Se você não gosta de ler e de estudar, não deveria ter escolhido fazer direito. O direito por si só já é uma profissão que requer muita leitura e muito estudo e para se tornar um advogado de excelência você deve buscar constantemente  novos conhecimentos a fim de se sentir mais seguro e passar confiança para seus clientes.


Além disso, procure se envolver no universo jurídico escrevendo artigos, publicando livros, ministrando palestras, cursos, participando de entrevistas, etc. Isso tudo fará com que você se torne cada vez mais conhecido pelos seus demais colegas de profissão e te dará autoridade perante os seus clientes.


3. Não se limite somente ao conhecimento jurídico


O advogado que deseja ser diferenciado não pode ser limitado. Você também precisará desenvolver outras habilidades que são igualmente importantes para ajudá-lo a crescer na carreira. Se algum dia você for sócio de um escritório você vai precisar aprender sobre gestão organizacional e de pessoas, além de precisar pensar como um empreendedor.


Assim, tenha uma cabeça aberta para todo o tipo de conhecimento e não só aos livros jurídicos, pois cada vez mais o mundo pede profissionais versáteis que tenham soluções inusitadas para os problemas cotidianos.


4. Tenha vocação


Como em qualquer carreira, no direito existem algumas habilidades que são inerentes à profissão, como, interesse por leitura, boa escrita, facilidade de comunicação, capacidade de argumentação e persuasão, boa oratória, sociabilidade, capacidade de resolver problemas, saber ouvir as pessoas, organização. Se você já possui estas aptidões, ótimo! Mas caso não as possua, existem técnicas para que possa desenvolver cada uma delas. O importante é que saiba que em algum momento irá precisar destas habilidades e se não estiver disposto a desenvolvê-las não estará preparado para exercer a profissão e talvez você precise repensar se é neste caminho que você deseja seguir.


5. Tenha inteligência emocional


A advocacia é uma profissão muito estressante e o seu início extremamente difícil, então você precisa saber controlar e administrar a ansiedade e a frustração e aprender a desenvolver a resiliência.


Além disso, precisará de uma boa dose de jogo de cintura para lidar com clientes, colegas, chefes, servidores públicos e autoridades públicas.


6. Saiba conquistar e fidelizar os seus clientes


Advogados são muito preocupados com preço e esquecem-se de que a geração de valor é muito mais importante para fidelizar clientes. Procure construir um vínculo afetivo com os seus clientes, realmente conhecendo os seus problemas e preocupando-se em entregar-lhes o que eles realmente precisam.


Para aprender como fidelizar clientes leia o meu artigo “6 dicas para fidelização de clientes na advocacia” que consta dentre as minhas publicações na minha página.


7. Faça um planejamento estratégico


Poucos advogados e escritórios de advocacia trabalham com um planejamento estratégico e por isso não conseguem experimentar resultados realmente expressivos. Um plano de negócios é fundamental para definir aonde você quer chegar e quais são as ações necessárias para que você consiga alcançar os resultados desejados. Um plano de negócios serve para você começar seu escritório de advocacia, desenvolver novas áreas de atuação, buscar novos sócios ou lançar novos negócios.


Na verdade a cada final de ano todo bom advogado deveria fazer um plano de negócios com os seus objetivos e metas para o próximo ano.


Para aqueles que residem no Rio de Janeiro, eu vou ministrar uma palestra gratuita sobre Empreendedorismo e Plano de Negócios para Advogados e Escritórios de Advocacia no dia 28 de novembro, em Copacabana. Quem tiver interesse se inscreva no link https://www.sympla.com.br/palestra-gratuita---empreendedorismo-e-plano-de-negocios-para-advogados-e-escritorios-de-advocacia__102186


8. Faça networking


O networking pode ser uma poderosa ferramenta para fazer novos negócios, conseguir aquela nova oportunidade de emprego ou a tão sonhada recolocação profissional.


O problema é que a maioria das pessoas recorre ao networking de forma equivocada, ativando a rede somente quando está precisando de alguma coisa (o que muitas vezes passa a impressão de mero interesse), não gerando resultados efetivos. Para a construção de um bom networking é necessário se atentar a algumas premissas básicas, como, construir credibilidade perante as pessoas, saber utilizar as redes sociais para fortalecer as conexões e conhecer bem o seu público-alvo.


Outro dia eu publiquei um artigo sobre esse tema, “Será que você sabe fazer networking?”, cuja leitura eu recomendo aqui na minha página,


Bom, espero que com essas dicas você já consiga refletir e ver o que você ainda não está fazendo para se tornar um advogado de excelência. E se você já faz todas essas coisas, parabéns! Você está no caminho certo!


Te desejo muito sucesso!


Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.


Conheça os produtos Auxilium (http://www.auxilium.com.br/) e Jurid+ (http://www.jurid.com.br/jurid-mais-software-juridico) e tenha maior produtividade na advocacia.


Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Networking Advocacia Especialização Vocação Conhecimento Jurídico Planejamento Estratégico

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/lisandra-thome/como-se-preparar-para-ser-um-advogado-de-excelencia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid