Como a crise pode afetar a sua advocacia?

Parecer da colunista Lisandra Thomé sobre o assunto.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

Comentários: (0)




A crise está aí e esse texto não tem como propósito negar o fato de que o nosso Brasil enfrenta um dos momentos político-econômicos mais críticos da sua história. Como resultado, experimentamos aumento da inflação, alto índice de desemprego, retração da economia e retirada de investimento estrangeiro.


Diante disso, a pergunta que martela na cabeça de todos é: “Como não ser atingido pela crise e manter meu emprego, para aqueles que são empregados, ou manter meu negócio estável, para aqueles que são donos do próprio negócio?”


Na advocacia também não é diferente, muitos advogados, especialmente aqueles que são autônomos ou possuem um pequeno escritório, sentem os reflexos da crise no seu faturamento.


Mas, e o que dizer daqueles que, apesar da crise, estão conseguindo ganhar dinheiro e muitas vezes prosperar o seu negócio? Há pessoas que não estão sentindo “a tal” da crise em suas vidas e, enquanto muitos se abatem, outros festejam o sucesso e a prosperidade. E o que essas pessoas têm de diferente da maioria? Existe um velho ditado que diz: “Em toda crise há sempre uma oportunidade.”. Essas pessoas conseguiram enxergar além dos obstáculos, porque elas focalizaram as oportunidades. Isso tem a ver com modelo mental. Pessoas que possuem um modelo mental vencedor conseguem enxergar as oportunidades e não os obstáculos e mesmo em situações de dificuldade elas focalizam as soluções e não nos problemas e por isso colhem resultados positivos.


Existe uma máxima que diz: “Aquilo que você focaliza se expande”. Se você está focalizando a crise e tudo de ruim que ela traz ou pode trazer para a sua vida e o seu trabalho, você acaba se colocando num estado que atrairá para si os resultados que você não deseja na sua vida. Ao invés de ficar focalizando os problemas tente criar o hábito de focalizar as soluções e buscar os meios de conseguir conquistar os resultados que você deseja. A crise não tem poder sobre você e a sua vida, a menos que você resolva deixar. Quem cria o seu mundo é você por meio dos seus pensamentos, dos seus sentimentos e das suas ações. Se você se coloca num estado mental fracassado, será fracasso que terá. Se você se coloca num estado mental vencedor, será vitória que terá. A escolha é sua! Quem cria a sua realidade é você!


Como então mudar os resultados da sua advocacia, apesar da crise? Bem, se você já se conscientizou de que não deixará a crise ter influência sobre você e os seus negócios e que os seus resultados só dependem de você, comece buscando o seu “porquê”. Qual é o seu propósito? Por que razão você acorda todos os dias e vai trabalhar? Qual é a contribuição que você quer dar à sociedade e aos seus clientes com o seu trabalho?


Quando você sabe qual é o seu propósito, a vida fica mais fácil e os obstáculos e as adversidades que aparecem ao longo do caminho não ficam tão pesados, pois você passa a vê-los como oportunidades de aprendizado para fazer diferente.


Depois de encontrar o seu “porquê”, pergunte-se “como”. Em épocas de crise e num mercado tão concorrido como o da advocacia, só sobrevive quem se destaca pelo seu diferencial. Então a pergunta que você deve se fazer é: “Como posso atender às necessidades dos meus clientes de uma maneira que os concorrentes não estão conseguindo atender?”, ou seja, “Qual é o meu diferencial?”, “Como posso me destacar da concorrência?”.


Como coach de advogados, às vezes escuto pessoas comentando que até gostariam de fazer um processo de coaching, mas por conta da crise escolhem não investir no que não consideram importante no momento. Peço desculpas a pessoas que pensam assim, mas se você não considera importante investir em você e na sua melhora como pessoa e profissional, então talvez você devesse rever as suas prioridades. E se você não for a sua prioridade, então tudo bem.


Mas, opiniões à parte, entendo que é justamente pelo fato da crise, que a busca pelo desenvolvimento de habilidades e de comportamentos profissionais diferenciados deve ser vista como imperativa. A grande diferença entre aqueles que alcançam o sucesso e os que fracassam é a forma como lidam com os problemas e conseguem se manter focados na realização do seu propósito e muitas vezes você precisa da ajuda de alguém capacitado para enxergar isso.


Tenha sempre em mente que: “Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores.” – Roberto Shinyashiki


Não é a crise a responsável pelos seus resultados insatisfatórios. É você mesmo.


Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.


Conheça os produtos Auxilium (http://www.auxilium.com.br/) e Jurid+ (http://www.jurid.com.br/jurid-mais-software-juridico) e tenha maior produtividade na advocacia.


Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Advocacia Crise Política Brasil Coaching investimento

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/lisandra-thome/como-a-crise-pode-afetar-a-sua-advocacia

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid