Afinal, quais são as suas histórias?

Histórias são todas as justificativas que o seu subconsciente inventa para si e para os outros em relação aos fatos externos que acontecem na sua vida e a forma como você reage a esses fatos.

Fonte: Lisandra Thomé e Lisandra Thomé

Comentários: (0)




Durante uma reunião com o grupo de mentoria ao qual pertenço - sim, se você tem seu próprio negócio ou quer ter mais sucesso na sua carreira e, consequentemente, na sua vida pessoal, recomendo contratar um mentor ou um coach. No meu caso, como sou coach e advogada, eu tenho uma mentora que me ajuda a direcionar o meu negócio para que eu tenha sucesso duradouro e com a qual eu também aprendo e cresço continuamente -, uma das nossas mentoras trouxe para o grupo a seguinte reflexão: Existe uma diferença entre fato e história. Exemplo: Fato = minha mãe está doente. História: Por causa disso não tenho ânimo para trabalhar, não consigo focar no meu trabalho, não tenho como fazer o meu melhor no trabalho e em outras áreas da minha vida porque tenho que tomar conta dela de modo que todos os meus demais projetos precisam ficar suspensos nesse momento.


Em conclusão: Histórias são todas as justificativas que o seu subconsciente inventa para si e para os outros em relação aos fatos externos que acontecem na sua vida e a forma como você reage a esses fatos.  Ora, a vida é cheia de acontecimentos imprevisíveis e a forma como você reage a eles é que vai fazer a grande diferença no jogo da vida.


Quem nunca se valeu de histórias do tipo, “eu não gosto do meu emprego (fato), mas é melhor ficar trabalhando onde estou, mesmo infeliz e ganhando pouco, pois como o mercado está em crise eu não acredito que encontrarei uma oportunidade melhor (história)”; ou, “eu não gosto do que faço (fato), mas acho que já passei da idade para tentar algo novo e mesmo assim, imagina o que a minha família iria achar se eu falasse que gostaria de mudar de profissão. Já é tarde demais para mim. Melhor deixar do jeito que está (história)”; ou ainda, “eu tenho filho (fato) e por causa disso não consigo me dedicar ao máximo para conseguir fazer o meu empreendimento crescer e ter sucesso (história)”.


A verdade é que o nosso subconsciente é preguiçoso e não gosta de ser desafiado, por isso vai inventar um monte de desculpas para que você não saia da zona de conforto e mude o velho padrão comportamental a que você está acostumado, fazendo com que você adie seus sonhos, abandone projetos ou até mesmo se distancie da conquista dos seus objetivos. É muito mais fácil permanecer onde está! Para quê mudar?


Quando eu resolvi me submeter a um processo de coaching eu estava passando por uma fase de muitos questionamentos profissionais. Não estava feliz, eu gostava do que eu fazia, mas não estava feliz com os meus resultados.  Sentia que alguma coisa estava faltando, mas eu não conseguia encontrar o caminho por si só. Decidi fazer coaching e acabei me apaixonando pelo processo e pelas mudanças que isso causou (e até hoje causam) na minha forma de pensar e de ver o mundo a minha volta e então decidi que queria trabalhar com isso para ajudar outras pessoas a encontrarem um sentido para as suas vidas. Mas um dilema se instalou: E a advocacia? Como eu iria conciliar o coaching com a advocacia? Não teria mais tempo para nada! Além disso, o medo de me expor fazendo um trabalho totalmente fora do ambiente jurídico também me congelou por um tempo.


Foi quando eu fui fazer um trabalho de peer coaching com um colega meu de formação (peer coaching é quando um coach atende outro coach) e as coisas começaram a clarear para mim, principalmente após esse meu colega ter me agradecido por tê-lo feito mudar a sua forma de encarar o medo e com isso transformar completamente o rumo da sua vida! Mal ele sabe que após esse encontro a minha forma de encarar o meu medo de mudanças também começou a ser diferente e a partir desse dia eu comecei a deixar as minhas desculpas de lado e a encarar esse novo trabalho como um grande desafio que eu estava disposta a aceitar! Não foi fácil! Tive que tomar muitas decisões difíceis para poder implementar o meu novo projeto de vida e não me arrependo de nada!


Hoje eu continuo advogando e sou coach de advogados! Tenho que estudar e investir no meu crescimento e aprendizado o tempo todo, além de conciliar o trabalho no escritório com os atendimentos de coaching, mas eu amo tudo o que faço! Se eu tivesse dado ouvidos às histórias que meu subconsciente inventou eu não estaria vivendo essa fase tão maravilhosa da minha vida!


O grande aprendizado desse encontro com a minha mentora foi o que ela me disse: Os fatos sempre irão existir. Aprenda a lidar como os fatos e elimine as histórias!


E você, qual é o seu fato e quais são as suas histórias?


Gostou do texto? Curta, comente e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.


Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Mentora Coaching Carreira Sucesso Comprometimento

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/lisandra-thome/afinal-quais-sao-as-suas-historias

0 Comentários

Conheça os produtos da Jurid