A Importância da Inteligência Emocional para o Sucesso Profissional

O presente artigo discorre sobre a Inteligência Emocional para o Sucesso profissional

Fonte: Lisandra Thomé

Comentários: (3)




Você sabe o que é Inteligência Emocional? Segundo o psicólogo americano e autor do livro Inteligência Emocional, Daniel Goldman, é a capacidade de conhecer e controlar as próprias emoções e saber usá-las no momento certo e da forma certa.


Vivemos numa época em que os níveis de estresse, pressão e competitividade no ambiente de trabalho estão cada vez mais altos e saber lidar com as emoções, diante das adversidades do dia a dia, de modo a evitar perder o controle é um diferencial fundamental entre profissionais de sucesso.


Estudos comprovam que um alto QI não é garantia de sucesso, mas que o desenvolvimento da Inteligência Emocional é fator importante para se alcançar o sucesso na carreira. De acordo com pesquisa realizada por Travis Bradberry e Jean Greaves, autores do livro Inteligência Emocional 2.0, apenas 36% das pessoas conseguem lidar com as próprias emoções. O estudo constatou, ainda, que a inteligência emocional é um dos principais artifícios e diferenciais dos profissionais de sucesso, de modo que, o desenvolvimento desta competência é fundamental para o alcance efetivo de resultados extraordinários não só na carreira, como na vida pessoal.


E você, será que você tem Inteligência Emocional?


Uma pessoa madura emocionalmente possui competências comportamentais compostas dos seguintes elementos:


Autoconhecimento: é a capacidade que a pessoa tem de conhecer a si própria e reconhecer os seus comportamentos, diante de situações da sua vida profissional e pessoal, além do relacionamento que tem consigo mesma.


Autocontrole: é a capacidade que a pessoa tem de controlar suas próprias emoções, seu estado de espírito e seu humor.


Automotivação: é a capacidade de motivar a si mesmo independente das circunstâncias, favoráveis ou desfavoráveis da vida, e conseguir realizar as ações necessárias para que alcance os seus objetivos.


Empatia: é a habilidade de se conectar com pessoas novas, ser curioso e verdadeiramente interessado em conhecer o outro.


Adaptabilidade: é a capacidade de ser flexível e resiliente diante das adversidades e situações imprevistas, mantendo o equilíbrio e buscando a solução dos problemas.


Foco: é a capacidade de se manter focado em um projeto e exercer suas atividades sem se deixar influenciar pelo ambiente externo.


Sociabilidade: é a facilidade em estabelecer relacionamentos com pessoas, capacidade de persuasão, saber lidar com outras pessoas e opiniões e habilidade para se trabalhar em equipe.


O autoconhecimento é o caminho para se atingir a maturidade emocional, o que pode ser desenvolvido por meio do Coaching. Mais do que a conquista do sucesso profissional e do equilíbrio emocional, um alto nível de Inteligência Emocional é fator essencial para o alcance da plenitude e da felicidade!


E para concluir, deixo para vocês uma reflexão de Mahatma Gandhi:


“Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz, estão em harmonia.”


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Lisandra Thomé

Lisandra Thomé

Lisandra Thomé é advogada formada pela PUC-Rio, pós graduada em direito corporativo pelo IBMEC/RJ, com curso de especialização em business law pela Fordham University School of Law em Nova Iorque. É Sócia do escritório Kölling & Thomé Advogados , com atuação nas áreas do direito cível e empresarial, mediadora extrajudicial e judicial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e Coach de Advogados, ministrando cursos, palestras e workshops para ajudar o advogado a desenvolver uma melhor performance profissional. Contato: lisandracabral.adv@gmail.com. Fanpage: www.facebook.com/lisandrathomecoaching


Palavras-chave: Inteligência Emocional Sucesso Profissional Ambiente de Trabalho Emoções

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3 Comentários

André Luiz Rosa Vianna advogado08/03/2016 23:45 Responder

MEUS PARABÉNS À DRA. LISANDRA THOMÉ por mais esta matéria extremamente elucidativa para a vida profissional de nós advogados. Devemos adotá-la como nossa cartilha de conduta emocional no dia a dia. Obrigado.

Lisandra Thomé Advogada 09/03/2016 23:29

Obrigada, Dr. André!

CARLOS ANDRE S. MADEIRA empresario21/03/2016 23:41 Responder

MEUS PARABENS POR VC COMPARTILHA UM POUCO DO SEU CONHECIMENTO COM QUEM TEM NECECIDADE HOJE EU APRENDI MAIS UM POUCO DE CONHIMERNTO COM UMA GRANDE PROFICIONAL

21/03/2016 23:47

COMO EU FaÇO PRA SER SEU AMIGO NO FACE.BOOK

Isabela Cenachi Pesce Outros15/07/2016 17:02 Responder

A Inteligência Emocional é um desenvolvimento importantíssimo de estratégias mentais que trabalham o equilíbrio de forma a beneficiar as escolhas e aumentar a produtividade na carreira. Há situações que enfrentamos verdadeiras batalhas nos relacionamentos profissionais, mas a maior dificuldade não está em enxergar os erros dos outros, mas sim os nossos. Se existir um jogo de culpa no próximo, as coisas ficarão difíceis. Será preciso frieza e discernimento em lidar com um colega de trabalho, por exemplo, que projeta seus problemas pessoais nos outros para descontar a raiva, o que gera disputa e um péssimo ambiente no trabalho. Pessoas com características nocivas podem exercer uma autoridade negativa e prejudicar muito os projetos da equipe e da empresa.https://carreiraplus.wordpress.com/2015/11/04/inteligencia-emocional-e-os-reflexos-nas-carreira/

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