Auxílio-doença acidentário, auxílio-doença e auxílio-acidente

O presente artigo discorre sobre auxílio-doença acidentário, auxílio-doença e auxílio-acidente

Fonte: Josiane Coelho Duarte

Comentários: (2)




Devido aos nomes parecidos, o auxílio-doença acidentário, auxílio-doença e auxílio acidente são objeto de muita confusão, pois muitas pessoas não conseguem compreender suas diferenças e, ainda, que não são benefícios sinônimos.


O auxílio-doença acidentário é previsto na Lei 8.213/91 e se trata de benefício pecuniário de prestação continuada (100% do valor do salário de benefício), possui prazo indeterminado, e está sujeito à revisão periódica, sendo pago mensalmente ao acidentado urbano ou rural, que sofreu acidente do trabalho ou doença advinda das condições de trabalho e apresenta incapacidade transitória para exercer seu labor, sendo requisito o afastamento do trabalhador pelo prazo mínimo de 30 dias (art. 60, I e II, conforme redação determinada pela MP 664/2014).


Cabe esclarecer que acidente do trabalho é aquele que ocorre no exercício de atividade a serviço da empresa e provoca lesão corporal ou perturbação funcional, que pode causar a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.


Consideram-se, também, como acidente do trabalho a doença profissional ou do trabalho, produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade.


A percepção de referido benefício garante a estabilidade provisória no emprego, a contar de sua cessação, e o empregador está impedido de dispensar sem justa causa o empregado pelo mínimo de doze meses após o fim do auxílio (art. 118 da Lei 8.213/91). Importante frisar que a dispensa por justa causa é possível e havendo inaptidão permanente, o empregado será aposentado por invalidez.


O auxílio-doença (art. 61 da Lei) é o benefício previdenciário de natureza transitória, correspondente a 91% do salário de benefício, concedido àqueles empregados que se afastam do serviço por doença comum, que não seja considerada acidente do trabalho, não há garantia de emprego, sendo impossível a dispensa apenas enquanto o empregado esteja em gozo do benefício, pois neste período o contrato fica suspenso. Ademais, sendo considerado inapto para o trabalho, será aposentado por invalidez.


Por sua vez, o auxílio-acidente é devido de forma indenizatória ao empregado (salvo doméstico) que sofreu acidente de qualquer natureza (art. 86 da Lei) e teve sua capacidade laborativa diminuída, apresentando sequelas que o impeçam de exercer sua atividade como antes de ser vítima de infortúnio. Consiste no recebimento de quantia equivalente a 50% do seu salário de benefício, até que o empregado se aposente ou venha a óbito.


Conforme informação do site da Previdência Social:


“O auxílio-acidente é um tipo de benefício que o cidadão, segurado do INSS, poderá ter direito quando fizer um pedido de auxílio-doença, ou ao final deste, desde que seja originado de um acidente que o deixou com sequelas que limitam a sua capacidade para o trabalho de forma permanente.


Neste caso, o benefício é pago como uma forma de indenização ao cidadão justamente em função do acidente e, portanto, nada impede que o mesmo continue a trabalhar recebendo o benefício e até mesmo receber outro benefício, como outro auxílio-doença, ao mesmo tempo mas em função de outro problema.”


Assim, resta claro que referidos benefícios não são o mesmo, mas sim três benefícios distintos devidos em razão da ocorrência de acidente de trabalho ou doença ocupacional (auxílio-doença acidentário), doença de qualquer natureza (auxílio-doença) ou como forma de indenização quando da ocorrência de qualquer destes e a capacidade laborativa do obreiro seja comprometida (auxílio-acidente).


Josiane Coelho Duarte

Josiane Coelho Duarte

Advogada Bacharel em Direito pela Anhanguera Educacional S/A, pós graduada em Direito e Processo do Trabalho pela UNIVAG em convênio com a Amatra XXIII, Servidora Pública Estadual perfil Advogado e Professora do Ensino Superior.


Palavras-chave: Auxílio-Doença Acidentário Auxílio-Doença Auxílio-Acidente INSS Previdência Social

Deixe o seu comentário. Participe!

colunas/josiane-coelho-duarte/auxilio-doenca-acidentario-auxilio-doenca-e-auxilio-acidente

2 Comentários

Cassius P. Diogo Advogado19/05/2016 11:14 Responder

Prezada Dra. Josiane, me socorri de seu artigo e me foi muito útil, muito bem escrito e de uma clareza que facilita a separação dos três institutos. Me ocorreu uma única dúvida quando a Dra. se refere ao auxílio-doença acidentário ser 100% do valor do benefício, ao contrário do art 61 da lei 8213/91. Estaria esta previsão de 100% em alguma outra norma? Me interessa por questões de diferenças a serem cobradas entre o auxílio-doença comum e o de natureza acidentária. obrigado

Thiago de Athaydes Duarte Auxiliar de sondagem de solo 10/12/2020 23:44 Responder

Ola ... Boa noite ! Bom na empresa aonde eu trabalho eu e meus colegas de servico tivemos um acidente de carro indo pro almoco aonde eu fraturei o torax ... A empresa deu entrada no auxilio acidente , sendo que , eu gostaria de saber si no caso esse auxilio acidente for concedido si eu sair da empresa e ir para uma outra empresa eu ainda continuo recebendo esse auxilio acidente ? Des de ja agradeco ...

Conheça os produtos da Jurid